Social Icons

Pages

O enigma lógico mais difícil do mundo

O enigma foi concebido por Raymond Smullyan

Três deuses (ou gênios infalíveis) A, B, e C são denominados, em alguma ordem, Verus, Falsus e Aleatorius. Verus sempre diz a verdade, Falsus sempre diz uma falsidade, mas Aleatorius diz verdades ou falsidades de uma forma completamente aleatória. Sua tarefa é determinar as identidades de A, B, e C com três perguntas cujas respostas são do tipo sim ou não; cada questão deve ser colocada a exatamente um dos deuses. Os deuses entendem a sua língua, mas respondem a todas as questões em sua língua nativa, na qual as palavras para sim e não são da e ja, em alguma ordem. Você não sabe qual das palavras signi ca sim ou não"

(Ver [Ray78] SMULLYAN, Raymond. What is the Name of This Book?, [Boo96] BOOLOS, Georg. The Hardest puzzle ever e [Car09] CARNIELLI, Walter. Contrafactuais, contradição e o enigma lógico mais difícil do mundo)

Um comentário:

Artworks and illustrations by EliveltonC.P. disse...

Não encontrei a resposta certa, porém cheguei a algumas conclusões pensando aqui( e acabei descobrindo o que seria da e já e quem é o Verdadeiro), então vamos lá:
Primeiro eu teria que perguntar para o A alguma questão da qual eu tivesse a certe4za da resposta correta( eu usei a seguinte questão: Vc é um Deus?), caso ele me respondesse "JA" eu partiria para o B e perguntaria "O A Mentiu?", então vamos imaginar que ele me respondesse "DA", então eu iria virar para o C e perguntar "O B mentiu?", caso ele respondesse "JA" eu chegaria a seguinte conclusão.
JA significa Nâo e DA significa Sim, também daria para identificar que o C é o verdadeiro. Porém não teria nenhuma forma de identificar qual era o aleatório e qual era o falso...por isso minha "solução" estaria incompleta.

 
Blogger Templates