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Por Samir Gorsky
O conceito de surpresa é central sobre o processo sensitivo, de adaptação, de aprendizagem, de atenção e de tomada de decisão. Não há ainda acordo sobre métodos para se quantificar a surpresa. Pesquisas concentram-se principalmente na observação sobre o comportamento de determinados neurônios em sistemas complexos. Há todavia uma interessante definição Bayesiana de surpresa formulada por Pierre Baldi da Universidade da Califórnia e que necessita, para ser consistente, de um mínimo de hipósteses axiomáticas. A surpresa Bayesiana quantifica como dados afetam observadores naturais ou artificiais através da mensuração da diferença entre as crenças anteriores e as posteriores dos observadores. Através desta estrutura pesquisadores da área fizeram testes para saber se seres humanos orientam suas atenções, enquanto assistem tv, para objetos que são capazes de causar surpresa.
Referências
Formal Bayesian Theory of Surprise Home Page
A Computational Theory of Surprise
A bayesian approach to the philosophy of inference
Thomas Hobbes e a teoria da gargalhada
CLUES, CUES AND COMPLEXITY: UNPACKING THE CONCEPT OF ORGANIZATIONAL SURPRISE
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