Social Icons

Pages

INFORMAÇÃO SEMÂNTICA

.


Samir Gorsky

O uso do termo infomação está frequentemente ligado ao estudo do fenômeno da comunicação. Neste contexto há um forte interesse em sistematizar o que pode ser denominado conteúdo semântico objetivo dfa comunicação. Estes conteúdos podem possuir tamanhos, formas, e valores diversos e é considerado uma referência para a compreensão
do termo informação.

A codificação e a trasmissão de informações também pode ter diferentes tipos de implementação fisicas, porém pode-se argumentar que a existência da informação independe de sua codificação ou transmissão. Por exemplo, o dicionário de filosofia da Cambridge Press define informação da seguinte forma:

"an objective (mind independent) entity. It can be generated or carried by messages (words, sentences)or by other products of cognizers (interpreters) Information can be encoded and transmitted, but theinformation would exist independently of its encoding or transmission."

Informações são constituídas de data. Segundo Floridi (Floridi 1999), os data \delta podem
ser de quatro tipos:

\delta1: Os data primários. São os principais data arquivados em um banco de dados. Normalmente, são sequências núméricas.

\delta2: Os metadata. São propriedades dos data primários que descrevem certas indicações tais como localização, formato, atualização, disponibilidade.

\delta3: Os data operacionais. Estes se referem ao uso dos data, à operações em todo o sistema de data e à sua performace.

\delta4: Os data derivados. Estes data podem ser extraídos dos data \delta1 e \delta3, principalmente quando este último tipo é usado como fonte em pesquisas de padrões, provas ou inferências de evidências. Em geral também podem ser usados em análises comparativas e quantitavivas.

A DGI indica que não pode existir informação sem data, porém isto não mostra que tipos de data \delta são necessários para constituir a informação. Suponha que ao se consultar um banco de dados ou ao se fazer uma pergunta constatou-se a ausência de respostas ou do retorno da pesquisa. Neste caso há duas possibilidades: houve uma falha na busca dos data, e assim, nenhuma informação específica \sigma estará disponível, ou algum data delta pode ser providenciado com o objetivo de mostrar que o processo entrou em um loop. Do mesmo modo, o silêncio a uma resposta pode indicar tanto uma assentimento quanto uma negação. Pode-se ainda derivar disto uma informação não-primária \mi do tipo "a pessoa não escutou a pergunta". Esta "neutralidade tipológica" (NeuTi) é justificada pelo seguinte fato: quando uma aparente ausência de data não pode ser reduzida a uma
ocorrência de data negativos primários, o que se torna disponível como informação é alguma informação não primária \mi adicional sobre \sigma consituído por alguns data não primários dos tipos \delta2 e \delta4.


Referência

FLORIDI, Luciano. The blackwell Guide to computing and information. Blackwell Publishing Ltd. Oxford Uk 2004

Site Pessoal

Nenhum comentário:

 
Blogger Templates